Morretes e Região

O reconhecido site Expedia só comprovou o que todo mundo já sabia. Morretes é encantadora. E todo este charme já começa no acesso à cidade.
Quem nunca ouviu falar da sinuosa Estrada da Graciosa ou da engenhosidade e da história da Estrada de Ferro Curitiba-Morretes?
E por falar em história e cultura, a cidade é berço de ilustres personalidades, como Rocha Pombo, Theodoro de Bona, João Turim, e guarda em suas raízes tradições paranaenses, como o folclórico fandango.
Mas se é na gastronomia que a cidade mais atrai turistas de todo o Brasil, como um dos lares do famoso Barreado, é em sua exuberante natureza que a
cidade mais surpreende. 

Morretes é r conhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com sua mata quase intocada, seus rios de águas cris talinas, suas mais de
100 cachoeiras e montanhas com paisagens de tirar o fôlego.

Venha conhecer Morretes. A cidade te espera de braços abertos.
Uma das 10 cidades mais bonitas do Brasil*.

Morretes, naturalmente encantadora

Uma das melhores cachaças artesanais do país, a Porto Morretes foi eleita a melhor cachaça do Brasil pelo ranking Cúpula da Cachaça 2016.

Culinária regional riquíssima o Barreado é o prato típico do litoral paranaense, além de ter deliciosos doces artesanais.
Parque Estadual do Marumbi lindíssimo parque que pode ser percorrido através de trilhas até chegar em seu ponto culminante, o Monte Olimpo, com 1.539 m de altitude.

Diversos rios e cachoeiras O Rio Nhundiaquar a (“Buraco do Peixe”, em tupi-guarani) corta a cidade de ponta a ponta, formando um cenário único e deslumbrante com suas águas cris talinas. E no verão, para se refrescar, nada melhor que um bom banho de rio ou se aventurar pelos rios no famoso boia-cross.

A cidade ainda tem mais de 100 cachoeiras, como o Salto da Fortuna e o Salto dos Macacos.

Construções históricas e espaços culturais Como a Casa Rocha Pombo, a Rua das Flores e a Estação Ferroviária de Morretes e de Engenheiro Lange.


Montanhismo
Referência em montanhismo no Brasil, desde 1880, quando Joaquim Olympio e seu grupo alcançou o cume principal do conjunto Marumbi, iniciando a era do esporte no Br asil. Dos tempos de Olympio até hoje a cidade só cresceu na modalidade e hoje possui excelente estrutura de apoio para a prática do montanhismo e trekking em diversas montanhas, como o Monte Olimpo, Abrolhos e a Torre dos Sinos.

Ciclismo 
A cidade já é referência em ciclismo de estrada e mountain bike. Possui boa estrutura de apoio e diversos eventos e circuitos de provas, como o Desafio Morretes
de Ciclismo, realizado sempre em agosto.

O Passeio de trem pela Estrada de Ferro Inaugurada em 1880, é considerada uma obra-prima da engenharia. Eleito pelo jornal inglês The Guar dian, como um dos 10 passeios mais bonitos do mundo.